Data: 24-01-2014
Criterio: B1ab(i,ii,iii,v)
Avaliador: Laila Araujo
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez
Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Endêmica do Brasil, é encontrada nos estados de Goiás e no Distrito Federal (Brasília) (Wanderley 2009; Wanderley et al.; CNCFlora, 2013). É restrita às áreas de solo úmido associadas ao Cerrado (AOO=28 km²) e suas localidades de ocorrência indicam que esteja sujeita a menos de cinco situações de ameaça (Wanderley, 2009; CNCFlora, 2013). No estado de Goiás, o aumento na frequência dos incêndios para a implementação de atividades agropecuárias, o turismo desordenado e a invasão de espécies exóticas configuram as principais ameaças incidentes a sua área de distribuição (Ziller, 2001; Fiedler et al., 2006; MMA/ICMBio, 2009). Em Brasília, a expansão constante de centros urbanos é a maior preocupação quanto a sua conservação (Carvalho, 2008). Tais ameaças incidentes resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat da espécie. Além disso, devido ao seu potencial ornamental, a coleta seletiva de indivíduos maduros pela população local para a confecção de arranjos de sempre-vivas é uma atividade alarmante. É necessária a elaboração de planos de ação voltados à conservação da espécie, a fim de garantir sua manutenção na natureza.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Xyris veruina Malme;
Família: Xyridaceae
A espécie foi descrita originalmente na obra Bih. Kongl. Svenska Vetensk.-Akad. Handl. 24, Afd. 3, No. 3: 9, pl. 1, fig. 4. 1898.
Não existem dados disponíveis para este táxon sobre potencial valor economico associado, apesar de algumas congêneres serem coletadas por locais para a venda.
A espécie é endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva ao estado de Goiás (Wanderley et al., 2014).
Erva terrestre perenifolia, pode ser encontrada sobre solos úmidos em tipologias de vegetação associadas ao Cerrado (Wanderley, 2009; Wanderley et al., 2014).
A espécie floresce em fevereiro e março (Smith & Downs, 1968; Wanderley, 1989).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Os dados dos Relatórios de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROIs) mostraram o registro de 60 ocorrências de incêndios florestais no interior do PARNA Chapada dos Veadeiros (GO), no período de 1992 a 2003, sendo que o ano de maior ocorrência de incêndios foi 2002 com 11 casos, seguido por 1995 com 10 ocorrências. A época em que mais ocorreram os incêndios foi a estação seca, sendo o pico o mês de agosto, seguido pelos meses de setembro e julho. Cerca de 88% dos incêndios florestais foram de origem criminosa, por negligência ou de causa desconhecida (Fiedler et al, 2006).
1.3 Tourism & recreation areas
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
O turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno do Parque para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (MMA/ICMBio, 2009).
8.1.2 Named species
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de Brachiaria, ameaça a diversidade natural do cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001).
1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie possivelmente ocorre dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO (CNCFlora, 2013).
- WANDERLEY, M.G.L. Xyridaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.
- WANDERLEY, M.G.L.; SILVA, G.O.; GUEDES, J.S.; MOTA, N.F.O. Xyridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB252>. Acesso em: 22 Set. 2014
- FIEDLER, N. C.; MERLO, A. M.; MEDEIROS, M. B. Ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás.Ciência Florestal, Santa Maria, v. 16, n. 2, p. 153-161, 2006.
- MMA/ICMBio. Plano de Manejo Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF. Presente em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/pm_chapada_dos_veadeiros_1.pdf>., 2009. Acessado em 03 set. 2013.
- CARVALHO, M.B.M. Impactos e conflitos da produção de cimento no Distrito Federal. Brasília, DF: Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2008, 162p.
- ZILLER, S.R. "Os processos de degradação ambiental originados por plantas exóticas invasoras." Revista Ambiente Florestal. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/artigos/o_processo_de_degradacao_ambiental_originado_por_plantas_exoticas_invasoras.html> 2001. Acessado em 28 ago. 2013.
- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.
CNCFlora. Xyris veruina in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Xyris veruina
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 08/12/2014 - 20:24:04